segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

LITURGIA DIÁRIA



Primeira Leitura (1Pd 5,1-4)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 22)
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Evangelho (Mt 16,13-19)
O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


HOMILIA DIÁRIA

Cristo quer contar com mãos humanas

Cristo é quem governa a Igreja, mas quer contar com mãos humanas para a construção do Seu Reino

“Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mt 16, 18).

Nós temos, hoje, a alegria de celebrar a Cátedra de São Pedro, uma festa rica em significados para a nossa fé e para a vivência daquilo que cremos. A cátedra é a catedral ou a cadeira onde senta aquele que preside, que governa, aquele que está à frente.

É verdade que quem governa a Igreja de Cristo é o próprio Cristo, Ele é a cabeça da Sua Igreja, nós somos o corpo. Mas Cristo precisa contar com mãos humanas, precisa de homens e mulheres para edificar o Seu Reino no meio de nós.

Cristo precisa de colaboradores, cada um no seu campo, cada um com seu dom, cada um com a sua missão, e todos colocam então seus dons e talentos à disposição da construção do Reino de Deus.

Há aqueles que têm o dom do governo e da autoridade para organizar. Não é para mandar não, mas para ser servo, aquele que vai servir estando na cadeira da presidência, na organização. Assim, precisa ser na nossa casa, na nossa família. Tudo o que não tem cabeça vira um monstro; tudo que é organizado, precisa ter uma cabeça, alguém que vá à frente, que se responsabilize por tudo aquilo que o corpo vai fazer.

Essa cabeça precisa ter união com a cabeça principal, que é Cristo Jesus, Nosso Senhor. Pedro parecia ter uma cabeça tão dura, mas a Palavra de Deus foi amolecendo a cabeça dele. Pedro tinha um coração tão belo, tão disponível, tão aberto ao dom de Deus, por isso sobre ele foi edificada a Igreja do Senhor.

Ao apóstolo Pedro Deus confiou as chaves da Sua Igreja, com o poder de abrir e fechar, de governar, para que ela não fosse desgovernada. Você sabe que tudo o que é desgovernado, bagunçado, não tem autoridade, perde-se, vai para um lado ou para outro. Por isso, se você quer ordem na sua casa, que ela tenha governo como a casa de Deus.

Celebramos aquele que tem a missão de ser autoridade na Igreja de Cristo. Pedro, para nós, hoje, é Francisco, é ele quem senta na cátedra de Pedro, não para mandar nem para ser autoritário, mas para, na caridade, congregar na unidade o rebanho de Cristo.

Louvado seja Deus, que nos deu Sua Igreja, o princípio da unidade, do governo e da autoridade, para que tenhamos convicção e saibamos realmente em que passos nós estamos caminhando como ovelhas.

Nossas orações, nossa comunhão profunda, passa por aquele que hoje é o governo da Igreja, nosso amado Papa Francisco. Oramos por ele e pedimos que a Igreja, assim como caminhou nestes dois mil anos, continue a caminhar na unidade e na comunhão com Cristo Jesus, tendo à frente Pedro, na pessoa de cada Papa.

Deus abençoe você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário