quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Renovação Caristmática Católica de Pau Brasil



Renovação Carismática



A Renovação Carismática Católica também chamada "RCC" é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960 e espalhada por todo o mundo, pela influência da Movimento Carismático da Igreja episcopal protestante, dentro dum pensamento ecuménico, porém mantendo os dogmas do Catolicismo Romano.

A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Jesus Cristo.

O movimento procura oferecer uma abordagem inovadora às formas tradicionais de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística da Igreja, mas sem desviar-se da Doutrina da Igreja Católica como muitos o fazem e permanecendo fiel a todos os preceitos católicos romanos. 

Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo (comumente denominados Católicos Carismáticos).


Características e doutrina


Em termos de doutrina a RCC segue a Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica e todas as demais diretrizes da Igreja Católica, entre ela os dogmas já fixados no catolicismo romano como, por exemplo, a crença na intercessão dos santos e a Honra a Maria, a Mãe de Jesus.

Nas reuniões chamadas "Grupos de Oração", nos encontros e retiros há grande prática de músicas de louvor, adoração e são realizadas empolgadas pregações e palestras.

A RCC, em fidelidade à Igreja, prega que o pecado - ação contrária à vontade de Deus - é a fonte de todos os males existentes na sociedade. 

Ganância, egoísmo, soberba, vícios, mau uso da liberdade etc, são consequências do pecado do homem.

Defende que Jesus tem o poder de libertar e perdoar pecados e que, para isso, basta que o homem arrependa-se diante dele e busque a prática do Sacramento da Reconciliação (Confissão).

A RCC considera como bem maior para a vida do ser humano a Eucaristia, que é o Sacramento no qual está a presença real de Jesus Cristo. Na Santa Missa está a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo

Há no movimento também uma forte devoção a Santíssima Virgem Maria, de quem se busca a intercessão junto a Jesus e também como modelo de entrega, esperança e confiança no Deus Criador.


Batismo no Espírito Santo

Um fenômeno sobrenatural de manifestação do Espírito Santo (Terceira Pessoa da Santíssima Trindade) na vida daquele que crê. Normalmente é considerado um momento de "conversão", de recomeço de vida de quem o experimenta. O Batismo no Espírito Santo não é o Batismo sacramental da Igreja, sendo este único e indelével, esta experiência, também conhecida como Efusão do Espírito Santo é a manifestação ou profusão do Espírito Santo já recebido no Batismo sacramental. Para a Doutrina da Igreja Católica o Batismo sacramental é o sacramento em que a criança ou o adulto recebem, na celebração eclesial, com a oração do celebrante (Padre ou leigo com provisão especial do Bispo, após a devida preparação), pais e padrinhos e com o derramamento da água por três vezes sobre a cabeça em nome da Trindade. A  da Igreja é que o Batismo é um sacramento que acontece apenas uma vez na vida de cada pessoa, tornando-se uma marca indelével (impossível de ser desfeita) na alma daquele que crê. O Batismo no Espírito Santo não é um novo batismo, como dito anteriormente, este é único; esta experiência é apenas o mergulho na graça do Espírito Santo recebido por meio do Batismo sacramental.

A principal célula de evangelização da Renovação Carismática Católica é o Grupo de Oração, que é composto pelos Ministérios:
A Renovação Carismática Católica se reúne todo sábado às 19h00 na Igreja Matriz de Santa Luzia.

O Coordenador da RCC, Mariel Bertoudo convida a todos os católicos a participarem dos encontros que são momentos de fé, oração, adoração e louvor.  

“sede misericordiosos como vosso pai é misericordioso” (Lc 6,36)

Nenhum comentário:

Postar um comentário