domingo, 18 de março de 2012
sábado, 17 de março de 2012
Semana da Cidadania 2012
Semana da Cidadania 2012: comece a se preparar!
A Semana da Cidadania (SdC) de 2012 propõe o tema Juventude e Saúde Alimentar e o lema “É preciso ter certeza do que se põe na mesa”. Como aprendemos com a Campanha da Fraternidade deste ano, saúde tem a ver com plenitude, harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade, integridade física e espiritual, paz, alimentação, educação, trabalho, remuneração, promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente, igualdade, solidariedade, justiça, democracia, participação cidadã, qualidade de vida, defesa da vida, prosperidade (CF nº 15).
Para tratar deste tema tão importante para a vida da juventude, a SdC propõe três eixos de reflexão: saúde, agricultura e direitos. Eles nos ajudam a dar uma volta ampla pelo tema, tendo como pano de fundo a ideia do cultivo do Bem Viver. Pensemos nas pessoas, no cuidado com o corpo, com uma vida saudável, que passa pelo consumo de alimentos adequados. Pensemos nos modelos de produção de alimentos, nas práticas que geram saúde para as pessoas e para o planeta e nas práticas que geram doença e morte. Pensemos em garantir o direito à saúde e à segurança alimentar a todos/as, com acesso igualitário e adequado, com qualidade e segurança.
O referencial bíblico Jo 6, 27 deve iluminar a SdC. Nesta passagem do evangelho narrado por João, renovamos nossa fé de que Jesus alimenta e faz viver. Ele é o “alimento que permanece” e que nos faz viver. Nossa busca é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré, alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na vida d´Ele referência para vivermos nossa própria vida.
Vejam e divulguem o cartaz da Semana da Cidadania. Em breve, o subsídio também estará disponível para todos os grupos do país. Enquanto isso, vamos sonhando e preparando as ações e reflexões que queremos realizar com os/as jovens e como jovens.
Segue o link para download do cartaz em alta resolução:
Segue o link do subsídio da Semana da Cidadania 2012:
sexta-feira, 16 de março de 2012
Campanha da Fraternidade 1979 (só pra lembrar)
Tema: Campanha da Fraternidade Lema: Preserve o que é de todos Objetivo Geral: Basicamente a ecologia conclama todos a uma nova mentalidade. Trata-se de superar o egoísmo, a ganância de possuir mais a qualquer preço. Trata-se de ser escrupulosamente preocupado em preservar e conservar o ar, a água, a flora e a fauna que são elementos necessários ao próximo. Trata-se de readquirir o carinhoso respeito e a contemplativa admiração em face às belezas da natureza. |
CNBB lança concurso para música do hino da CF 2013
A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf. Eclo, 38,8)
“Refletir sobre a realidade das juventudes no contexto da atual cultura midiática, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”, é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2013.
“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2013, contribuindo no trabalho de evangelização da juventude”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.
Aberto o concurso para escolha do cartaz da Campanha da Fraternidade de 2013
A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, juntamente com a Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade está lançando o Concurso Nacional para o Cartaz da Campanha da Fraternidade de 2013, que terá como tema “Fraternidade e Juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
Segundo o secretário executivo para a Campanha para a Fraternidade da CNBB, padre Luiz Carlos Dias, e a assessora da Comissão para a Comunicação, irmã Élide Maria Fogolari, a Campanha tem como objetivo refletir a realidade das juventudes no contexto atual “marcado pela tecnologia e a cultura midiática”, mas também por “desigualdades e situações de violência, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”.
No cartaz deverá conter, além da figura criada, os seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2013”; “Fraternidade e Juventude” e “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).
O material deverá ser enviando para a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, na sede da CNBB, em Brasília (SE/SUL, Quadra 801, Conjunto B / CEP 70200-014), até o dia 10/05/2012. Um júri irá escolher o melhor cartaz que será distribuído para todo o país.
Anuário Pontifício 2012 apresenta aumento de 15 milhões de fiéis católicos
Qui, 15 de Março de 2012 11:06 / Atualizado - Sex, 16 de Março de 2012 08:38 por: CNBB/Radio Vaticano
O anuário aponta que em 2010 os católicos somavam 1,196 bilhão, enquanto em 2009 o número era de 1,181 bilhão: um aumento absoluto de 15 milhões de fiéis. Os dados mostram que ao longo dos últimos dois anos a presença dos católicos batizados em todo o mundo permanece estável, em cerca de 17,5% da população global.
A pesquisa mostra também uma pequena redução na América do Sul (de 28,54% para 28,34%) e na Europa (de 24,05% para 23,83%) e crescimento África (de 15,15% para 15,55%) e no Sudeste da Ásia (de 10,41% para 10,87%).
De 2009 a 2010, o número de bispos no mundo aumentou de 5.065 para 5.104, com aumento relativo de 0,77%. A tendência de crescimento no número de sacerdotes, que começou em 2000, continuou em 2010, ano em que foram contados 412.236 padres, dos quais 277.009 diocesanos e 135.227 do clero regular. O clero aumentou entre 2009 e 2010 em 1.643 padres, a maior parte destes na Ásia.
O número de diáconos permanentes cresceu 3,7%. Já o número de religiosos professos que não sacerdotes, que apresentava há algum tempo uma tendência de declínio, se estabilizou em 2010. Eram 54.229 em 2009 e passaram a 54.665 em 2010. Já as religiosas professas diminuíram de 729.371 em 2009 para 721.935 em 2010. A queda se concentrou em três continentes (Europa, América e Oceania). O número de estudantes de filosofia e teologia nos seminários diocesanos e religiosos tem aumentado continuamente nos últimos cinco anos, em torno de 4%.
quinta-feira, 15 de março de 2012
Queda do teto da Igreja em 13 de dezembro de 1999
13 de dezembro de 1999 dia da Padroeira Santa Luzia, tema: “DEUS PAI, SEU AMOR NOS LEVA A JUSTIÇA E A PAZ”.
9:00 horas, missa com a presença do nosso Bispo e com o crisma... “SENHOR MISERICÓRDIA!”... a igreja estava repleta, com a presença do Bispo, dos crismandos, muitos padres, uma festa maravilhosa, mas um triste acontecimento com o rompimento de uma das tesouras que sustentavam o telhado, estourando o forro de gesso provocando um enorme barulho assustando a todos que corriam de pavor. Parecia que toda igreja estava vindo abaixo, com as pessoas gritando, pisoteando umas as outras... que triste cena, mas, graças ao bom Deus nada de tão grave com as pessoas. “A mão do Senhor estava presente”, pois no momento do acontecimento, um Batalhão da Polícia Militar estava dispensando os policiais, com o barulho, chegaram imediatamente evitando que as pessoas se machucassem mais... Foi um grande susto para todos nós. Na cidade formou-se um grande pânico, pois o povo em geral correram para ver o acontecido, fomos para a Praça Santa Luzia e lá continuamos a celebração, com a administração do Sacramento da Crisma, pelo nosso bispo D. Ceslau Stanula. Após a celebração procurei saber de maiores detalhes, pois tive a certeza que nada de mais grave havia acontecido com as pessoas que estavam no templo. Visitei o hospital, a família do sr. Pedro, esposo da ministra Cecília, que desmaiou no momento do acontecido. Tive a força dos confrades, Pe. Pio, Pe. Lourival que estiveram comigo até o final da tarde.
Às 17:00 horas, tivemos a Procissão, que por sinal, foi a mais bonita de todos os anos que estive aqui. O povo deu a resposta de fé, comparecendo em grande número, cantando e rezando, agradecendo a Deus sua bondade por todos nós.
No final da noite, ainda chocado com o acontecido, recebi telefonemas de vários lugares, da região e do país, pois a notícia saiu em rede nacional... mas acima de tudo, grato a Deus por ter me dado conforto em todos os momentos desse dia.
Pe. Amauri José Domingues SAC.
domingo, 11 de março de 2012
Novena à Santa Luzia
Gloriosa virgem e mártir Santa Luzia,
abençoada desde a mais tenra infância e cheia de graça do Senhor,
que vos fez digna habitação do Espirito Santo,
nós vos suplicamos, ó nossa santa protetora,
que nos alcanceis da Santíssima Trindade um fervor todo especial
para celebrar em vossa honra esta novena,
e que, assim como, inflamada do ardor da divina caridade,
se empenhou a vossa ditosa alma em servir e amar a Deus
até possuí-lo pelo martírio,
assim também consigamos pela vossa poderosa intercessão,
amar e servir a Deus perfeitamente aqui na terra gozar de sua divina presença eternamente no céu.
Amém.
abençoada desde a mais tenra infância e cheia de graça do Senhor,
que vos fez digna habitação do Espirito Santo,
nós vos suplicamos, ó nossa santa protetora,
que nos alcanceis da Santíssima Trindade um fervor todo especial
para celebrar em vossa honra esta novena,
e que, assim como, inflamada do ardor da divina caridade,
se empenhou a vossa ditosa alma em servir e amar a Deus
até possuí-lo pelo martírio,
assim também consigamos pela vossa poderosa intercessão,
amar e servir a Deus perfeitamente aqui na terra gozar de sua divina presença eternamente no céu.
Amém.
INTENÇÕES: 2 – Eu vos Saúdo, ó Santa Luzia, templo predileto da Santíssima Trindade, vós que tão bem imitaste a candura e pureza de Maria Santíssima, alcançai-nos, por sua intercessão castidade do corpo e da alma, a fim de conseguirmos entoar eternos louvores a Jesus, nosso Salvador. Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai |
3 – Ó gloriosa Mártir, Santa Luzia, Que tão destemida professastes vossa fé, ficando fiel ás promessas do Batismo, obtende-nos igual coragem e valor, para fazermos honra ao título de cristãos. Dai-nos uma fé viva e socorrei-nos sempre, principalmente na hora da morte. Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai |
4 – Santa Luzia, nossa excelsa protetora, lançai um olhar complacente sobre o Santo Padre o Papa, sobre os nossos Bispos e Sacerdotes, sobre os que se preparam para o Sacerdócio e sobre o nosso povo. Socorrei-nos em todas as nossas adversidades corporais e espirituais. Ó Santa Luzia, não desampareis os que em vós confiam. Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai Rogai por nós, Ó Santa Luzia. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. |
ORAÇÃO
Senhor Deus, que vos dignastes iluminar com o esplendor da verdadeira fé
e ilustrar com a coroa do martírio a Vossa Virgem Santa Luzia:
concedei a nós vossos servos, que, pela sua intercessão,
livres da cegueira da alma e do corpo,
possamos mais seguramente contemplar as coisas do céu.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.
5- ORAÇÃO FINAL
Ó Santa Luzia ,
que preferiste sofrer o Martírio antes de negar
a fé e manchar a vossa alma;
e Deus com milagres extraordinários recompensou vossa virtude e vossa fé;
a vós que foste constituída protetora contra as doenças dos olhos
eu vos recorro, para que protejais minha vista
e cureis a doença de meus olhos.
que preferiste sofrer o Martírio antes de negar
a fé e manchar a vossa alma;
e Deus com milagres extraordinários recompensou vossa virtude e vossa fé;
a vós que foste constituída protetora contra as doenças dos olhos
eu vos recorro, para que protejais minha vista
e cureis a doença de meus olhos.
Ó Santa Luzia,
conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação,
o brilho do sol , o colorido das flores, o sorriso das crianças.
Conservai-me também a luz da fé,
pela qual eu posso conhecer meu Deus,
compreender seus ensinamentos,
reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho
que me conduzirá onde vós, Santa Luzia,
vos encontreis, na companhia de Deus, dos Anjos e Santos.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai a minha fé.
Amém.
conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação,
o brilho do sol , o colorido das flores, o sorriso das crianças.
Conservai-me também a luz da fé,
pela qual eu posso conhecer meu Deus,
compreender seus ensinamentos,
reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho
que me conduzirá onde vós, Santa Luzia,
vos encontreis, na companhia de Deus, dos Anjos e Santos.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai a minha fé.
Amém.
Ladainha de Santa Luzia
Alegria das Crianças - Rogai por nós;
Esperança dos jovens - Rogai por nós;
Força dos Adultos - Rogai por nós;
Santa Luzia - Rogai por nós;
Filha de Deus Pai - Rogai por nós;
Anjo da Igreja - Rogai por nós;
Fonte de humildade - Rogai por nós;
Santa Luzia - Rogai por nós;
Protetora dos olhos - Rogai por nós;
Luz dos Pecadores - Rogai por nós;
Amparo das Famílias - Rogai por nós;
Santa Luzia - Rogai por nós;
Peregrina do Mundo - Rogai por nós;
Bênção de Deus - Rogai por nós;
Exemplo de bondade - Rogai por nós;
Santa Luzia - Rogai por nós;
Vida dos Setores - Rogai por nós;
Glória da Igreja - Rogai por nós;
Nossa Padroeira - Rogai por nós;
Santa Luzia - Rogai por nós
Alegria das Crianças - Rogai por nós;
Esperança dos jovens - Rogai por nós;
Força dos Adultos - Rogai por nós;
Santa Luzia - Rogai por nós;
Filha de Deus Pai - Rogai por nós;
Anjo da Igreja - Rogai por nós;
Fonte de humildade - Rogai por nós;
Santa Luzia - Rogai por nós;
Protetora dos olhos - Rogai por nós;
Luz dos Pecadores - Rogai por nós;
Amparo das Famílias - Rogai por nós;
Santa Luzia - Rogai por nós;
Peregrina do Mundo - Rogai por nós;
Bênção de Deus - Rogai por nós;
Exemplo de bondade - Rogai por nós;
Santa Luzia - Rogai por nós;
Vida dos Setores - Rogai por nós;
Glória da Igreja - Rogai por nós;
Nossa Padroeira - Rogai por nós;
Santa Luzia - Rogai por nós
Dirigente: Rogai por nós, Santa Luzia
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Dirigente: Oremos - Ó Deus que vos dignastes iluminar vossa Virgem Santa Luzia com o clarão da fé e com a coroa do martírio, concedei-nos que por sua intercessão, sejamos livres de qualquer cegueira da mente e do corpo e mereçamos elevar mais facilmente o olhar para as coisas celestes.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Dirigente: Oremos - Ó Deus que vos dignastes iluminar vossa Virgem Santa Luzia com o clarão da fé e com a coroa do martírio, concedei-nos que por sua intercessão, sejamos livres de qualquer cegueira da mente e do corpo e mereçamos elevar mais facilmente o olhar para as coisas celestes.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Oração à Santa Luzia
SANTA LUZIA
Oração à Santa Luzia
Ó, Santa Luzia,
que não perdestes a fé e a confiança em Deus,
mesmo passando pelo grande sofrimento de lhe vazarem e arrancarem os olhos,
ajudai-me a não duvidar da proteção divina,
defendei-me da cegueira não somente física, mas também espiritual,
e atendei a este meu pedido (fazer o pedido).
Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha a coragem
de tê-los sempre abertos para a verdade e a justiça possa contemplar as maravilhas da criação,
o brilho do sol e o sorriso das crianças.
Ó minha querida Santa Luzia,
eu vos agradeço por terdes ouvido a minha súplica.
Por Jesus Cristo, nosso irmão e amigo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
que não perdestes a fé e a confiança em Deus,
mesmo passando pelo grande sofrimento de lhe vazarem e arrancarem os olhos,
ajudai-me a não duvidar da proteção divina,
defendei-me da cegueira não somente física, mas também espiritual,
e atendei a este meu pedido (fazer o pedido).
Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha a coragem
de tê-los sempre abertos para a verdade e a justiça possa contemplar as maravilhas da criação,
o brilho do sol e o sorriso das crianças.
Ó minha querida Santa Luzia,
eu vos agradeço por terdes ouvido a minha súplica.
Por Jesus Cristo, nosso irmão e amigo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Santa Luzia, consagrada a Deus
Santa
Luzia, consagrada a Deus com voto de castidade,
enfrentastes com fortaleza quem tentava violar este voto.
Não aceitastes de forma alguma adorar falsos deuses
e, por isso, fostes martirizada.
Não aceitastes de forma alguma adorar falsos deuses
e, por isso, fostes martirizada.
Alcançai-me
de Deus a firmeza em meus bons propósitos.
Protegei-me contra todo mal dos olhos.(Se você estiver com algum problema nos olhos diga qual é e peça ajuda).
Protegei-me contra todo mal dos olhos.(Se você estiver com algum problema nos olhos diga qual é e peça ajuda).
Fazei que
eu use da minha vista, somente para olhar
o mundo e as pessoas com caridade e otimismo. Pela vossa poderosa intercessão, alcançai-me a força de superar qualquer contrariedade, principalmente, a que estou passando agora
(dizer qual é a sua contrariedade), mantendo viva minha fé em Jesus Cristo, nosso único Senhor.
o mundo e as pessoas com caridade e otimismo. Pela vossa poderosa intercessão, alcançai-me a força de superar qualquer contrariedade, principalmente, a que estou passando agora
(dizer qual é a sua contrariedade), mantendo viva minha fé em Jesus Cristo, nosso único Senhor.
Ele que
vive e reina com o Pai e o Espírito Santo,
por todos os séculos e séculos. Amém.
por todos os séculos e séculos. Amém.
Ó, Santa Luzia
Ó, Santa Luzia,
que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé
e conspurcar vossa alma;
e Deus, com um milagre extraordinário,
vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé,
e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos,
eu recorro a vós para que protejais minhas vistas
e cureis a doença dos meus olhos.
Ó, Santa Luzia,
conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação.
Conservai também os olhos de minha alma, a fé,
pela qual posso conhecer o meu Deus,
compreender os seus ensinamentos,
reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho
que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais,
em companhia dos anjos e santuário.
Santa Luzia,
protegei meus olhos e conservai minha fé.
Amém.
Ó, Santa Luzia,
que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé
e conspurcar vossa alma;
e Deus, com um milagre extraordinário,
vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé,
e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos,
eu recorro a vós para que protejais minhas vistas
e cureis a doença dos meus olhos.
Ó, Santa Luzia,
conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação.
Conservai também os olhos de minha alma, a fé,
pela qual posso conhecer o meu Deus,
compreender os seus ensinamentos,
reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho
que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais,
em companhia dos anjos e santuário.
Santa Luzia,
protegei meus olhos e conservai minha fé.
Amém.
O que é Vicariato?
O
que é Vicariato?
Vicariato é a estrutura de uma Diocese
que tem como missão unir uma determinada quantidade de Paróquias que estão mais
próximas geograficamente, para que a ação evangelizadora na Diocese aconteça de
maneira mais organizada.
É também uma maneira de descentralizar
os trabalhos Pastorais para melhor atender as exigências da Diocese na sua
dinamicidade do anúncio do Reino de Deus junto ao seu povo.
Assim
sendo, o objetivo maior de um Vicariato é o de criar um elo de união, comunhão
e partilha entre os Padres, Religiosas, Leigos (as) e o Bispo Diocesano. Tudo
isso, em vista de se estabelecer laços mais fortes para que os projetos
pastorais se concretizem de maneira eficaz e eficiente.
Portanto, esta estrutura chamada de
Vicariato é um instrumento adotado pela Igreja a fim de facilitar o trabalho e
o acompanhamento pastoral encurtando caminhos para ganhar mais tempo para
produzir mais frutos com qualidade e abundância. No entanto, o Vicariato não
precisa fazer tudo que se faz na Diocese como um todo, nem fazer tudo que se
faz nas Paróquias, mas ser um espaço de execução de alguns projetos elaborados
em comum pelas paróquias no intuito de se auto ajudarem para que o projeto
maior que é de Deus vá acontecendo na vida de cada um e na vida de todos como
Corpo Místico do Cristo Jesus.
2012 – Responsáveis pelas Pastorais:
Vigário
Forâneo - Pe Euvaldo Santana da Silva
Pastoral
Familiar - Pe. Vinícius Pinheiro Mascarenhas
Pastoral
da Criança - Márcia Regina Gomes de Jesus
Juventude
- Pe. Tony Valério Rodrigues dos Santos
Catequese
- Pe. Lourival Helio Alves de Araújo
Ministros
- Pe. Francisco Pio Dantas
Vocações/Coroinhas
- Ir. Maria de Lourdes Santana
Dízimo -
Pe. Luiz Alves da Costa
Liturgia
- Pe. Euvaldo Santana da Silva
Batismo -
Pe. Nicolau Klak
RCC - Pe.
Claudionor do Amaral
Comunicação - Terezinha Barbosa
DIOCESE DE ITABUNA Calendário das Atividades Pastorais -2012
DIOCESE DE ITABUNA
Calendário
Das atividades pastorais
2012
JANEIRO
01
– Confraternização Universal
FEVEREIRO
22
– Cinzas
MARÇO
03
– Encontro de divulgação e ampliação do Projeto “Formando Constelações” – (AFI)
16
a 18 – Escola de Formação para Agentes de pastoral (EFAP) (Sediado no centro) +
Escola de Teologia para Leigos.
19 – Dia de São José.
25
– Curso Diocesano de Liturgia – Vicariato centro – Paróquia Stª Maria Goretti.
ABRIL
08 – Páscoa
13
a 15 – retiro espiritual da Pastoral da Criança – Diocesana
16
a 20 – Semana dos Povos Indígenas
20
a 22 – Acampamento Revolução Jesus – Canção Nova
20
a 22 – Escola de Formação de agentes de Pastoral (EFAP) + Escola de Teologia
para Leigos;
28
– Ascensão para Capacitador do Guia do Líder
29
– Seminário Diocesano da Pastoral Famíliar
MAIO
01
– 4ª Marcha com Maria
05
e 06 – Aprofundamento Mariano – Aniversário da Canção Nova – Pe Roger Luis
18
a 20 - Escola de Formação de agentes de Pastoral (EFAP) + Escola de Teologia
para Leigos;
27
– Curso Diocesano de Liturgia (Vicariato Norte) – Paróquia Santo Antonio /
Itororó
27 –
Pentecostes.
JUNHO
01
a 03 – Movimento de Cursilhos Cristão
07 – Corpus Christi
15
a 17 - Escola de Formação de agentes de Pastoral (EFAP) + Escola de Teologia
para Leigos;
JULHO
19
a 22 – Nordestão da CEB’s
20
a 22 - Escola de Formação de agentes de Pastoral (EFAP) + Escola de Teologia
para Leigos;
20
a 22 – Encontro regional NE III para Assessores da Pastoral Universitária
AGOSTO
12
A 18 Semana da Família
17
a 19 - Escola de Formação de agentes de Pastoral (EFAP) + Escola de Teologia
para Leigos;
26
– Curso Diocesano de Liturgia (Vicariato Sul) – Paróquia São Sebastião /
Camacan.
SETEMBRO
01
e 02 – XIV SEMEAR
21
a 23 - Escola de Formação de agentes de Pastoral (EFAP) + Escola de Teologia
para Leigos;
30
– Congresso Diocesano Bíblico-Pastoral
OUTUBRO
05
A 07 – Assembléia Diocesana da Pastoral da Criança
12 – N. Srª Aparecida
12
a 14 - Escola de Formação de agentes de Pastoral (EFAP) + Escola de Teologia
para Leigos;
19
a 21 – XXIV Assembléia Diocesana de
Pastoral
26
a 28 – Movimento de Cursilhos
28
– DNJ
NOVEMBRO
16
– Aniversário do Instituto Missionário Amigos de Cristo Mensageiros da Paz.
16
a 18 - Escola de Formação de agentes de Pastoral (EFAP) + Escola de Teologia
para Leigos;
23
a 25 – ECC 3ª Etapa
30/11
a 02/12 – Assembléia Legião de Maria
DEZEMBRO
05
– Dia Nacional da Pastoral da Criança
09
– Posse do Conselho Diocesano do ECC e Equipes Dirigentes Paroquiais
09
– Seminário de Avaliação da Pastoral familiar
25 - Natal
Agenda do Vicariato Sul - 2012
Calendário do Vicariato Sul -
2012
Fevereiro 2012
11-
Coordenação em Santa Luzia
12- CF em
Santa Luzia (2 por paróquia)
Março
2012
10- Ampliada do Vicariato em Jussari (Padres,
coordenação e 1 por paróquia).
10- Capacitação de brinquedistas Past. da
Criança em Buerarema.
17- Comissão para preparar o Seminário sobre o Eucalipto em São João do
Paraíso.
(CPT,
CEBs, Pe. Euvaldo, Pe. Pio, Carlos e mais 1 de cada paróquia)
18- Reunião com coordenadores paroquiais da
Past. da Criança em Santa Luzia.
24 - Reunião com coordenadores da Catequese
em Camacan.
Abril
2012
14- Reunião com coordenadores da Past. do
Dízimo em Buerarema.
15 a 21- Semana da Cidadania (nas paroquias).
21- Seminário sobre o Eucalipto em São João
do Paraíso.
22- Reunião de formação MECE em Camacan (Pau
Brasil e Camacan)
28- Capacitação para líderes da Past. da
Criança em Camacan.
28- Reunião com coordenadores da Past. do
Batismo em São José (Buerarema, São José, Jussari e Arataca).
Maio
2012
05- Catequese em Santa Luzia.
06- Reunião de formação MECE em São João do
Paraíso (Paraíso, Mascote e Santa Luzia).
12- Reunião com coordenadores da Past. do
Batismo em Canavieiras (Santa Luzia, Una e Canavieiras)
20- Formação para animadores vocacionais em
São José (02 por paróquia)
25,26 e 27 - 2ª Etapa do ECC em Camacan.
27- Encontrão de líderes da Past. da Criança
em São João do Paraíso.
Junho
2012
03- Romaria da Terra e das Águas em
Buerarema. (a mesma Comissão do Eucalipto vai preparar)
09- Reunião do Vicariato em São José (Padres
e Coordenação)
10- Reunião de Formação MECE em Una (Una e
Canavieiras).
16 e 17- Acampamento Jovens com Cristo - em
Pau Brasil.
Julho
2012
14- Reunião com coordenadores da Past. do
Batismo em Camacan (Pau Brasil, Camacan, Paraíso e Mascote)
Agosto
2012
19- Reunião de Formação MECE em São José (Buerarema,
São José, Jussari e Arataca)
19 e 20- Encontro com jovens Past. Vocacional
em Pau Brasil.
19 a 25- Semana da Família (nas paroquias)
26- Formação Litúrgica em Camacan (4 por
paróquia)
Setembro
2012
01- Ampliada do Vicariato em São João do
Paraíso (Padres, coordenação e 1 por paróquia)
16- Reunião com coordenadores paróquias de
Past. da Criança em São José.
30- Congresso Bíblico Pastoral Diocesano em
Itabuna.
Outubro
2012
19, 20 e 21- Assembléia Diocesana em Itabuna.
28- DNJ- Diocesano.
Novembro
2012:
03 e 04- Assembléia do Vicariato em Jussari (Padres,
Coord. e 2 por paróquia)
quinta-feira, 8 de março de 2012
História do Dia da Mulher
Histórico
O Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20. Em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas fixou a data em 8 de março. Desde então este é o dia escolhido para lembrar o longo caminho na conquista de direitos, obtidos por meio de lutas a que mulheres do mundo todo se dedicaram.
Mas qual o motivo de se comemorar esta data em 8 de março? Essa origem possui versões distintas: uma disseminada mundialmente (mas com pouca fundamentação em documentos históricos) e outra mais polêmica (quase esquecida, mas com uma série de “provas”). Por via das dúvidas, apresentaremos um resumo das duas origens.
A versão mais aceita conta que em 8 de março de
1857, em Nova Iorque, um incêndio criminoso matou 129 operárias, empregadas em
uma indústria têxtil, que protestavam contra a excessiva carga de trabalho, os
baixos salários (três vezes menor que os dos homens) e as péssimas condições de
trabalho. Para conter a manifestação, a polícia e os patrões teriam trancado as
portas da fábrica e colocado fogo no prédio, queimando todas as manifestantes.
Essa é a versão que embasou as lutas de feministas nas décadas de 1960 e 70 e que
serviu de inspiração para a criação da data oficial pela ONU, pela Unesco (em
1977) e pelo prefeito de Nova Iorque (em 1978).
Nos
últimos 20 anos, no entanto, diversas pesquisas têm apontado que o incêndio de
1857 nunca ocorreu, ou seja, é fictício. A pesquisadora canadense Renée Cóté
deu início às discussões ao lançar, em 1984, o livro “O Dia Internacional da
Mulher – os verdadeiros fatos e datas das misteriosas origens do 8 de março,
até hoje confusas, maquiadas e esquecidas”. Na obra, a autora explicava que não
encontrou em nenhum arquivo dos Estados Unidos, da Europa e do Canadá qualquer
referência à greve de 1857. Nem os jornais da época comentaram o fato. A
pesquisadora defende (assim como muitos outros estudos viriam a defender
depois) que o incêndio criminoso foi um mito criado juntando diversas greves
que ocorreram no início do século 20 com o incêndio que ocorreu em 25 de março
de 1911, em Nova Iorque, matando 146 pessoas, entre mulheres e homens.
O primeiro registro a respeito do incêndio de 1857
ocorreu em 1966, em uma publicação da Federação das Mulheres Comunistas da
Alemanha Oriental. De lá para cá, o “mito” foi consolidado e novos fatos foram
acrescentados por diversas entidades.
Ultimamente tem-se defendido a teoria de que um dia
dedicado às mulheres começou a ser comemorado nas organizações socialistas ao
redor do mundo, a partir de 1909, sempre em datas próximas ao 8 de março. Um
deles, ocorrido em 1917, serviu de estopim para a Revolução Russa. No Ocidente,
o Dia Internacional da Mulher foi comemorado nas décadas de 1910 e 20, mas com
o surgimento do nazismo na Alemanha, o triunfo do stalinismo na URSS, o
declínio da social-democracia européia e o início da Segunda Guerra Mundial
enterraram as manifestações das mulheres. Somente nos anos 60, o feminismo
ganharia novo fôlego e todas as questões de igualdade entre gêneros voltariam à
tona.
A discussão a respeito da origem da data já gerou
muita polêmica e não será concluída tão cedo. Independentemente disso, é
importante valorizar cada vez mais o 8 de março como uma data para refletirmos
as relações que estabelecemos em nossa sociedade e para lutarmos por condições
iguais entre os sexos. Afinal, a exploração de mulheres ainda está longe de ter
um fim.
Jornal Mundo Jovem
Parabéns a Uma Deusa. Parabéns Mulher!
Uma Deusa
Se eu tivesse a magia da SEREIA
Os cabelos de IRACEMA
Se eu tivesse o corpo da GAROTA DE IPANEMA
A beleza de VÊNUS
Se eu tivesse a tolerância de ZÉLIA GATHAI
A poesia de CECÍLIA MEIRELES
Se eu tivesse a sedução de MADALENA
A paciência de MARIA
Se eu tivesse a rebeldia de EVA
A sensualidade das NINFAS
Se eu tivesse a persistência de PENELÓPE
O talento de CHIQUINHA GONZAGA
O carisma de EVA PERON
Se eu tivesse a ousadia de OLGA
O chamego de MARIA BONITA
A coragem de Anita
Se eu tivesse o encanto de HELENA de Troia
Eu seria uma DEUSA
Excêntrica
Esplêndida
Aquela que todo homem deseja e quer
Mas só tenho TERNURA
Sou simplesmente MULHER!
de Maria Ilza Bezerra
Teresina - PI - por correio eletrônico
A Vida da Mulher
Assim eu
vejo a vida
Cora Coralina
Cora Coralina
A vida tem duas faces: positiva e negativa
O passado foi duro mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria.
Que eu possa dignificar minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações e me fazer pedra de segurança
Dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
Lutas e pedras
Como lições de vida e delas me sirvo: aprendi a viver.
O passado foi duro mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria.
Que eu possa dignificar minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações e me fazer pedra de segurança
Dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
Lutas e pedras
Como lições de vida e delas me sirvo: aprendi a viver.
Assinar:
Postagens (Atom)