quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dogmas Marianos


O que é um dogma?

Um dogma nada mais é do que algo revelado por Deus, algo que foi inspirado pelo Espírito Santo, e discernido através da palavra bíblica.


Para que servem os dogmas?

Os dogmas são necessários para podermos entender melhor a tradição católica e, mais além, nos serve para explicitar o que Deus nos deixou de uma forma implícita na bíblia. Enfim, serve para NOS REVELAR E COMPROVAR tudo o que Deus nos deixou na palavra.

Exemplificando, o dogma da Assunção de Maria nos confirma o versículo 1Cor 15 – 12,26 e Salmo 15,10


Com isso, aquilo que existe de uma forma as vezes “difícil” de se entender na Biblia, pode ser melhor compreendido por meio dos dogmas. .

Quais são os dogmas?
1º dogma: MATERNIDADE DIVINA - Maria é Mãe de Deus. Como ela sendo criatura se tornou a Mãe de Deus? Ela foi escolhida. Foi reconhecido como dogma em 431 no Concílio de Éfeso. Este dogma se fundamenta em Lc 1 - 30,35; 41,43. Se dissermos que Maria é Mãe de Deus, ela é Mãe da Igreja e nossa Mãe. Esse dogma nos dá Maria como Mãe.
2º dogma: VIRGINDADE PERPÉTUA DE MARIA – Reconhecido em 553 Concílio de Costaninópla. Este se fundamenta em Mt 1-18,20. Ela permaneceu virgem antes, durante e após o nascimento de Jesus. Ela não precisou de nenhum relacionamento com José para ficar grávida, concebeu por virtude do Espírito Santo. Lc 2-7. Ela não conseguiria passar por um parto “normal” sozinha, só com a graça de Deus. Depois continuou se nenhum relacionamento com José, visto na passagem Jo 19-25,27. Esta passagem mostra que se Maria tivesse outros filhos, Jesus na cruz não teria entregado a sua Mãe aos cuidados de João de sim a um de seus filhos, na língua que se foi escrito o evangelho não se dizia primos, mas sim irmãos, era uma linguagem pobre, por isso muitos protestantes dizem que Maria teve filhos é existente uma passagem bíblica que fala nos “irmãos de Jesus” mas a sagrada escritura se refere à outra situação. 
3º dogma: IMACULADA CONCEIÇÃO – Reconhecido em 1854 pelo papa Pio lV. Fundamentada na passagem de Lc 1-28,29. Ela não recebeu a mancha do pecado original, em nenhum momento ela perdeu cheia da graça de Deus. Ela foi a primeira redimida por Cristo. Foi salva antes mesmo que Jesus nascesse.
4º dogma: ASSUNÇÃO DE MARIA – Reconhecido em 1950 pelo papa Pio XII, fundamentada a passagem de Gen 3-15. Sabemos que Eva por causa do pecado dela entrou a morte no mundo e como a conseqüência à corrupção do corpo. Deus nos dá mediante a sua morte uma nova vida. Maria é a nossa nova Eva, e se Maria não recebeu a mancha do pecado original, ela não morreu, foi elevada ao céu de corpo e alma. Se com Eva entrou no mundo a morte, com Maria entrou a vida, visto que ela não teve a experiência do pecado. Jesus morreu, mas por nossos pecados. Maria não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário